Ministério da Saúde reforça alerta sobre avanço do vírus Oropouche no Brasil

O Ministério da Saúde emitiu novas orientações para vigilância e controle do vírus Oropouche, que tem se espalhado em 22 estados desde 2023. A medida reforça o monitoramento da doença, notificada como epidemia no Espírito Santo, responsável por 98,7% dos casos recentes.

Com 11,6 mil infecções confirmadas até dezembro de 2024, o Oropouche apresenta sintomas semelhantes aos da dengue, como febre, dores musculares e articulares, além de tontura e náuseas. Casos graves podem envolver sangramentos e complicações neurológicas.

O Ministério alerta para a necessidade de intensificar a investigação epidemiológica, incluindo óbitos suspeitos, e reforça o controle ambiental para combater o mosquito transmissor. Gestantes, em especial, devem adotar cuidados redobrados devido ao risco de transmissão vertical, já registrado em cinco casos confirmados.

A população deve atentar às medidas preventivas, como uso de repelentes e eliminação de criadouros de mosquitos, enquanto estados ampliam a testagem de arboviroses. O Brasil busca conter o avanço dessa ameaça emergente à saúde pública.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال