Após assembleia realizada nesta terça-feira (11), trabalhadores do DETRAN-RN decidiram entrar em greve a partir do dia 17 de fevereiro. A decisão foi tomada em resposta ao descumprimento, por parte do Governo do Estado, de um acordo firmado em maio de 2024, que previa o início das negociações sobre o auxílio alimentação ainda em janeiro de 2025. No entanto, o Governo não cumpriu o compromisso, o que gerou insatisfação entre os servidores.
A tensão aumentou quando o Secretário de Administração, Pedro Lopes, não compareceu à audiência agendada com o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta (SINAI-RN). Em protesto, os trabalhadores ocuparam a recepção da Secretaria Estadual de Administração (SEAD). Após o ato, o Secretário Adjunto de Administração, Carlos Cerveira, anunciou que as negociações passariam a ser conduzidas diretamente pelos gestores das áreas, em vez de centralizadas no Secretário Pedro Lopes. No entanto, o Diretor do DETRAN afirmou não ter autonomia para resolver a questão.
Além da pauta do auxílio alimentação, a greve também cobra a realização do concurso público prometido desde 2019 e a eliminação da terceirização no DETRAN. Os servidores aguardam uma resposta efetiva do Executivo para evitar que a greve afete os serviços prestados à população.
Tags
GREVE