Na última Quarta-feira de Cinzas, fiéis da Paróquia de São José, localizada em Carnaúba dos Dantas, município do Seridó no Rio Grande do Norte, relataram lesões na testa após receberem o sinal da Cruz durante a missa. As marcas apresentaram características de queimaduras ou reações alérgicas.
Embora não se tenha uma estimativa precisa do número de pessoas afetadas, o padre Rooney Galvão, que conduziu a celebração, afirmou que "várias pessoas" lhe procuraram para relatar o ocorrido.
O padre explicou que o ritual de aplicar as cinzas na testa dos fiéis, como símbolo da Cruz, foi realizado como de costume, sem qualquer alteração em relação aos anos anteriores. No entanto, após o término da missa, algumas pessoas o procuraram na sacristia para mostrar as lesões. "Durante a celebração, ninguém demonstrou incômodos. Terminamos o rito e, ao final, na sacristia, várias pessoas apareceram mostrando marcas em suas testas. Algumas com vermelhidão, outras com lesões mais graves. Fomos atrás de entender o que aconteceu e conversamos com a senhora responsável pela preparação das cinzas. Ela é uma ministra da Eucaristia muito devota e tem experiência no processo. Ela ficou surpresa, pois seguiu o procedimento habitual, sem alterações. Infelizmente, ainda não sabemos a causa do problema", explicou o sacerdote.
Tags
Destaque