![]() |
Medida segue protocolos internacionais para controle da gripe aviária em aves comerciais. Foto: Seapi |
O serviço veterinário oficial concluiu a limpeza e desinfecção da área em Montenegro (RS) onde foi confirmado um foco de gripe aviária em um matrizeiro de aves comerciais. A partir desta quinta-feira (22), começa o período obrigatório de 28 dias de vazio sanitário, conforme protocolos internacionais.
De acordo com o Ministério da Agricultura, se não houver novos casos nesse período, o Brasil poderá se autodeclarar livre da doença na região, o que é fundamental para a retomada das exportações.
A operação de saneamento, iniciada em 16 de maio e concluída em 21 de maio, incluiu remoção e destruição do material de risco sob supervisão oficial, de acordo com o Plano Nacional de Contingência.
Sete pontos estratégicos de controle foram instalados na área: uma barreira de bloqueio total e seis barreiras de contenção e desinfecção — duas dentro do raio de 3 km do foco e quatro na área de vigilância para sanitização de veículos.
O trânsito de animais e produtos derivados está controlado pelo sistema de emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). No raio de 10 km ao redor da granja afetada, foram identificados 540 estabelecimentos rurais, incluindo três com avicultura comercial, todos já vistoriados.
A operação envolve 25 equipes técnicas do Ministério da Agricultura, da Secretaria da Agricultura do RS, do serviço veterinário oficial e conta com o apoio da Prefeitura de Montenegro, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros.