Na manhã desta terça-feira (20), a Câmara Municipal de Natal aprovou, pela segunda vez, o título de cidadão natalense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com 19 votos favoráveis, 5 contrários, 4 ausências e 1 abstenção, o projeto foi aprovado após ter sido anulado pela Justiça devido a irregularidades na tramitação anterior. A vereadora Samanda Alves (PT) havia questionado o processo, alegando que seu pedido de vistas ao projeto foi negado de maneira indevida.
O vereador Daniel Valença (PT) criticou a aprovação do título, apontando que a Câmara deveria estar discutindo questões importantes para a população de Natal, como a falta de medicamentos na rede de atenção psicossocial e o fechamento de unidades de saúde. Ele também questionou a decisão da bancada do prefeito Paulinho Freire, que apoiou a homenagem a Bolsonaro, que responde a várias acusações, incluindo tentativas de golpe de Estado.
O título foi inicialmente aprovado em abril, mas foi anulado pela Justiça por falhas no processo legislativo. Naquela ocasião, vereadores da base governista tentaram apressar a aprovação para que a homenagem fosse entregue durante a visita de Bolsonaro ao estado. No entanto, o ex-presidente cancelou a visita após passar mal e ser internado.
A proposta de concessão do título partiu do Subtenente Eliabe (PL) e, caso não haja mais questionamentos legais, o projeto será publicado no Diário Oficial do Município e a honraria será entregue a Bolsonaro em junho, em Natal, sem a necessidade de sanção do prefeito.
Tags
POLÍTICA