Natal está entre as capitais em alerta para síndrome respiratória aguda grave, aponta fiocruz

Por Ana Bezerra



Natal está entre as 14 capitais brasileiras em nível de alerta, risco ou alto risco para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com tendência de crescimento a longo prazo, segundo o boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) nesta quinta-feira (15).

Além de Natal, a lista inclui Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Enquanto regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Maranhão mostram desaceleração na incidência da SRAG, o Nordeste mantém índices elevados, com destaque para Ceará e Maranhão. No Norte, Amapá, Pará e Rondônia também registram níveis críticos.

Nas últimas quatro semanas, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) respondeu por 55,3% dos casos positivos de vírus respiratórios no país, seguido pelo influenza A (30,1%). Rinovírus somou 16,1%, Covid-19 2,6% e influenza B 0,7%. Entre os óbitos, 63,7% foram causados pela influenza A, 14% pelo VSR e 12,9% pela Covid-19.

Desde o início de 2025, o Brasil notificou 56.749 casos de SRAG, com 46,5% confirmados laboratorialmente. Crianças pequenas e idosos são os mais afetados, com influenza A predominando nas mortes entre idosos, seguida pela Covid-19. Entre crianças, o VSR é o principal causador, seguido por rinovírus e influenza A.


Vacinação em Natal

Em Natal, após 43 dias de campanha iniciada em 7 de abril, 15,26% do público prioritário — crianças, idosos e gestantes — foram vacinados, segundo o RN+Vacinas. Foram aplicadas 32.358 doses, com cobertura de 8,35% entre crianças, 18,30% entre idosos e 26,03% entre gestantes.

A baixa procura do grupo prioritário preocupa diante dos 257 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até 3 de maio, com 44% dos casos em idosos acima de 80 anos e 28% em crianças até cinco anos. A meta mínima de vacinação nesses grupos é 90%.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Ministério da Saúde mantém o envio regular da vacina trivalente, que protege contra as cepas Influenza B, H1N1 e H3N2. Até o momento, foram aplicadas 52.404 doses na cidade, incluindo trabalhadores da saúde e puérperas, que não fazem parte do público prioritário.

De acordo com o Secretario de Saúde, Geraldo Pinho, a meta de cobertura deve ser alcançada em até quatro meses, já que a vacina estará disponível durante o ano todo. Em Natal temos um público prioritário pra vacina de Influenza de  aproximadamente 206.635 (Idosos, crianças e gestantes). 

"Além disso, o aumento das síndromes respiratórias ocorre devido ao período sazonal, aliado à baixa cobertura vacinal dos dois anos anteriores, quando a resistência à vacinação foi reforçada pelos meios digitais, especialmente entre idosos e crianças", afirma o secretário.

Geraldo Pinho ressalta que o aumento das síndromes respiratórias está ligado ao período sazonal e à baixa cobertura dos dois anos anteriores, reforçada pela desinformação nas redes digitais, especialmente entre idosos e crianças. A vacinação é oferecida em todas as salas de vacina, pontos extras e por meio de busca ativa em instituições e escolas.


Dia D da  Vacinação

No Dia D de Vacinação, em 10 de maio, o Rio Grande do Norte aplicou mais de 35 mil doses, um aumento de 51% em relação ao mesmo período de 2024. Parnamirim, Natal e Ceará-Mirim lideraram a mobilização, com aproximadamente 3 mil doses aplicadas em Natal.

Desde 2024, a vacina contra a gripe faz parte do Calendário Nacional de Vacinação para gestantes, crianças menores de seis anos e idosos, com aplicação gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).





Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال