Novos países suspendem importação de carne de aves do Brasil após foco de gripe aviária no RS

Albânia, Namíbia e Índia se juntam a países que suspenderam importações devido à Influenza Aviária em Montenegro (RS). Foto: Reprodução


O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta terça-feira (23) que três novos países, Albânia, Namíbia e Índia, somam-se a mais três nações, Marrocos, Sri Lanka e Paquistão, que suspenderam as importações de carne de aves de todo o território brasileiro. A decisão ocorre após a detecção de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Além desses, Angola optou por restringir a importação apenas ao estado gaúcho. Com as novas restrições, a lista de países que impuseram suspensão total à carne de aves brasileira chega a 27, incluindo mercados importantes como China, União Europeia, México, Coreia do Sul e Chile.

Outros 16 países mantêm a suspensão restrita ao Rio Grande do Sul, entre eles Arábia Saudita, Reino Unido, Rússia e Cuba. Já Emirados Árabes Unidos e Japão limitaram as restrições apenas ao município de Montenegro, onde o foco foi identificado.

O Mapa informou que segue em diálogo com as autoridades sanitárias dos países importadores, repassando todas as informações técnicas de forma transparente, e trabalha para garantir a segurança sanitária e a retomada das exportações o mais breve possível.

A pasta também reiterou que o consumo de carne de aves e ovos continua seguro para a população, sem risco à saúde.

Todas as atualizações sobre a gripe aviária podem ser encontradas no Portal do Ministério da Agricultura.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال