SUS passa a oferecer cirurgia e tratamento completo para lábio leporino e fenda palatina


A partir desta quarta-feira (7), o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a garantir cirurgias reconstrutivas para pacientes com lábio leporino ou fenda palatina. A medida está prevista na Lei nº 15.133, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União.

A nova legislação determina que o atendimento seja integral, incluindo não apenas a cirurgia, mas também o acompanhamento pós-operatório. Estão previstos serviços com profissionais de fonoaudiologia, ortodontia e psicologia, conforme as necessidades de cada paciente.

Segundo o texto, pacientes que precisarem de reeducação oral terão acesso gratuito a fonoaudiólogos para auxiliar nos exercícios de sucção, mastigação e desenvolvimento da fala. Caso o tratamento exija o uso de aparelhos ortodônticos ou implantes dentários, o SUS também fornecerá o suporte necessário por meio de ortodontistas.

Além disso, está previsto o apoio psicológico sempre que for considerado necessário para o bem-estar do paciente. A lei conta com a assinatura dos ministros Alexandre Padilha (Saúde), Simone Tebet (Planejamento) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania).


Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade

نموذج الاتصال