Mesmo com o avanço do comércio online, as lojas físicas seguem sendo a principal escolha para os consumidores neste Dia dos Namorados. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise, 57% dos entrevistados pretendem comprar presentes presencialmente, contra 36% que optam pelas compras online.
Entre os locais preferidos, os shoppings centers lideram (21%), seguidos por centros populares (16%) e lojas de departamento (7%). Já no digital, os consumidores recorrem principalmente a aplicativos (73%) e sites de varejistas nacionais (57%).
De acordo com Cláudio Alves, diretor de enterprise da Linx, o contato direto com o produto é decisivo. “Datas como o Dia dos Namorados aumentam a busca por experiências sensoriais. Muitos clientes querem ver e levar o presente na hora”, afirma.
Ainda segundo a pesquisa, 76% dos consumidores devem pesquisar preços antes da compra, mesmo entre os que optam pelas lojas físicas. Isso evidencia o comportamento omnichannel, em que o cliente transita entre os canais físico e digital em busca de conveniência e economia.
O setor espera movimentar mais de R$ 22 bilhões em vendas neste ano, atingindo cerca de 93 milhões de consumidores em todo o país.
Ana Bezerra/ Com informações CDLJ
Tags
DIA DOS NAMORADOS