O Banco Central do Brasil (BC) divulgou, na noite desta quarta-feira (23), a ocorrência de um incidente de segurança envolvendo acessos indevidos ao Sisbajud (Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário), operado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O comunicado foi feito em respeito ao princípio da transparência, que orienta a atuação do órgão.
De acordo com o BC, a falha possibilitou o acesso a dados cadastrais vinculados a chaves Pix, mas não houve vazamento de informações sensíveis, como senhas, saldos em contas ou dados protegidos por sigilo bancário. As informações expostas, segundo o órgão, não permitem movimentações financeiras nem acesso às contas bancárias.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) será o responsável por disponibilizar, em seu site oficial, um canal de consulta para que os cidadãos possam verificar se tiveram dados envolvidos no incidente.
Apesar de a legislação atual não exigir a divulgação pública do caso, o Banco Central afirmou que decidiu informar a população por conta de seu compromisso institucional com a transparência. A instituição também comunicou que já adotou medidas para apurar detalhadamente o ocorrido.
O BC mantém uma página específica em seu site para registrar esse tipo de incidente, que será atualizada com novas informações conforme o andamento das investigações.