O prefeito de Natal sancionou a Lei, que dá o nome de “Jacqueline Brasil” ao Centro Municipal de Cidadania LGBT. De acordo com a lei, publicada no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (28), o município deverá instalar uma placa indicativa com a nova denominação no local. A norma entrou em vigor na data da publicação.
A homenagem reconhece Jacqueline Brasil por sua atuação em defesa da comunidade LGBT na capital potiguar.
Jacqueline Brasil, ativista trans e travesti, faleceu em 24 de junho de 2025. Ela foi uma importante defensora dos direitos da população trans no Rio Grande do Norte e no Brasil, fundadora da Atrevida, Associação das Travestis, Homens e Mulheres Transexuais do RN, e vice-presidente da ANTRA.
Jacqueline teve papel fundamental na luta pelo direito ao nome social, saúde integral e políticas públicas voltadas à comunidade LGBTQIAPN+. Seu legado de resistência e defesa dos direitos humanos é reconhecido nacionalmente.
Durante sua trajetória, lutou pela promoção das políticas públicas, cidadania, enfrentamento da violência e pelo direito à vida e ao envelhecimento digno da população LGBTQIAPN+. Defendeu também o direito ao nome, à habitação, à saúde, à educação, ao trabalho e o reconhecimento de todas as identidades de gênero e corpos dissidentes.