![]() |
A sede fica na Avenida Câmara Cascudo, 355, Ribeira |
O jornal A República completa, nesta terça-feira (1º), 136 anos de fundação. Criado em 1889 pelo líder republicano Pedro Velho de Albuquerque Maranhão, o periódico se tornou o órgão oficial de divulgação dos atos do governo do Rio Grande do Norte e é considerado uma das publicações mais antigas em circulação no país.
Ao longo de mais de um século, A República acompanhou momentos históricos, como a Proclamação da República, mudanças políticas e avanços tecnológicos. O jornal se consolidou como uma ferramenta essencial para dar transparência à administração pública, publicando diariamente leis, decretos, avisos e campanhas institucionais.
O periódico também teve papel importante na cultura potiguar, com a colaboração de nomes como Luís da Câmara Cascudo, Auta de Souza e Manoel Dantas. Em sua sede que fica na Avenida Câmara Cascudo, 355, Ribeira, há diversas máquinas utilizadas por jornais potiguares, um verdadeiro registro da imprensa no estado. Atualmente, o veículo é utilizado exclusivamente como informativo do Diário Oficial do estado.
Tags
COMEMORAÇÃO