O clima em Natal tem chamado atenção nos últimos dias por temperaturas mais baixas e tempo predominantemente nublado. De acordo com a Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), as madrugadas e as manhãs têm registrado mínimas abaixo da média histórica, com sensação térmica de frio, principalmente em áreas com maior circulação de vento.
Segundo o meteorologista Gilmar Bristot, o céu encoberto reduz a quantidade de radiação solar que aquece o solo, o que contribui para manter a temperatura mais amena. “Se tiver um pouco mais de vento soprando com mais velocidade, o ar se renova constantemente e isso traz uma sensação térmica de mais frio”, explicou.
A previsão indica que esse cenário deve se intensificar nos próximos dias. Entre os dias 10 e 13 de julho, a expectativa é de quedas ainda maiores de temperatura, inclusive no fim de semana. Na região serrana do estado, como Lagoa Nova e Martins, os termômetros devem marcar entre 16 °C e 18 °C. Já em Natal, a temperatura mínima pode ficar em torno de 19 °C a 20 °C.
O prognóstico também aponta continuidade das chuvas, com pancadas ao longo dos próximos dias no litoral e na região Agreste. Para a segunda quinzena de julho, a EMPARN prevê volume de precipitações acima do registrado até agora no mês.
Tags
TEMPO