O sinal analógico da TV aberta deixará de funcionar em diversos municípios do país até o fim de 2025. A medida foi oficializada na Portaria nº 18.775/2025, do Ministério das Comunicações, publicada nesta segunda-feira (14) no Diário Oficial da União.
No Rio Grande do Norte, o cronograma inclui cidades como Açu, Apodi, Caicó, Caraúbas, Itaú, Lagoa Nova, Nova Cruz, Pau dos Ferros, São Miguel e São Paulo do Potengi. O desligamento ocorrerá até 30 de dezembro de 2025 e faz parte da substituição obrigatória do sinal analógico pela tecnologia digital SBTVD-T.
As emissoras de TV que ainda não têm canal digital definido precisam informar ao governo federal, até 30 de setembro deste ano, se pretendem continuar operando no formato digital. Caso contrário, podem perder a autorização de funcionamento.
Quando o sinal analógico for definitivamente desligado, só será possível assistir à programação em qualidade digital. Quem utiliza televisores antigos terá que adquirir um conversor ou trocar o aparelho por um modelo que já tenha o recurso embutido.
Famílias de baixa renda podem solicitar kits gratuitos, com antena e conversor digital, pelo site sejadigital.com.br.
De acordo com o governo, o processo de desligamento está sendo realizado por etapas em todo o Brasil, conforme o calendário previsto na Portaria nº 2.992/2017 e considerando as condições técnicas de cada região. A migração para o digital também deve melhorar a qualidade da imagem e do som e liberar parte do espectro de frequência para outros serviços.
Calendário completo A lista com todos os municípios que terão o sinal desligado pode ser consultada no Anexo IX da portaria, disponível no site do Ministério das Comunicações.
Tags
TRANSMISSÃO