A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o início dos testes clínicos em humanos da primeira vacina brasileira contra a gripe aviária. O imunizante, desenvolvido pelo Instituto Butantan, será testado em centros de pesquisa nos estados de Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo.
O ensaio clínico vai envolver cerca de 700 voluntários, divididos em dois grupos: adultos de 18 a 59 anos e pessoas com mais de 60 anos. A vacina tem como alvo a cepa H5N8 do vírus da gripe aviária e será aplicada em duas doses, com intervalo de 21 dias.
Em Pernambuco, os testes serão coordenados pelos pesquisadores Rafael Dhalia e Carlos Brito, da Fiocruz Pernambuco, em parceria com o Plátano Centro de Pesquisas Clínicas, onde também serão realizadas as análises da resposta imunológica celular dos participantes.
Na primeira fase, apenas um em cada sete voluntários receberá placebo. Após a conclusão dessa etapa com adultos mais jovens, os testes serão estendidos ao público acima de 60 anos. Todos os participantes serão acompanhados por um período de sete meses, com avaliações médicas regulares para monitorar a segurança e eficácia do imunizante.
A Fiocruz informou que os interessados em participar do estudo podem realizar a pré-inscrição por meio de um link disponibilizado pela instituição.