Medicação da Novo Nordisk já tinha aval nos EUA e mostrou reduzir risco de morte renal e eventos cardíacos graves em 24%
O governo do Canadá aprovou nesta terça-feira (19) o uso do Ozempic, da farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, como tratamento para retardar a progressão da doença renal crônica e reduzir o risco de insuficiência renal e mortes relacionadas ao coração em pacientes com diabetes tipo 2.
Com a decisão, o medicamento, cujo princípio ativo é a semaglutida, se torna o primeiro aprovado no país para atuar tanto no controle do diabetes quanto na prevenção da evolução de complicações renais.
Segundo a empresa, os dados que embasaram a aprovação mostraram que uma dose de 1 miligrama reduziu em 24% o risco de morte por problemas renais e de eventos cardiovasculares graves em pacientes com diabetes tipo 2.
O Ozempic já havia recebido aval nos Estados Unidos no início do ano para a mesma indicação. Outro produto da Novo Nordisk, o Wegovy, usado no tratamento da obesidade, também teve expansão de uso aprovada recentemente nos EUA para tratar esteato-hepatite associada à disfunção metabólica, uma forma grave de doença hepática.
De acordo com a companhia, cerca de 40% das pessoas com diabetes tipo 2 desenvolvem doença renal crônica. A condição afeta aproximadamente 4 milhões de pessoas no Canadá e 37 milhões nos Estados Unidos.
Tags
MUNDO