A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) identificou uma ligação clandestina de drenagem feita por um resort no bairro de Ponta Negra, em Natal, durante operação realizada nos dias 1º e 2 de agosto. O empreendimento estava despejando água diretamente na rede pública de esgoto, o que configura infração ambiental grave.
A irregularidade foi flagrada durante a Operação Orla, que fiscaliza atividades na faixa litorânea da cidade. De acordo com a supervisora de fiscalização da Semurb, Rejane Alves, os agentes constataram um poço de visita (PV) da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) extravasando na Rua Erivan França. A empresa foi acionada para fazer a desobstrução e identificou o lançamento irregular por parte do resort.
Segundo informações, o empreendimento turístico estava direcionando água pluvial para a rede de esgoto, o que é proibido. Diante do flagrante, foi aplicada multa grave e o Auto de Infração será formalizado nos próximos dias.
Além disso, um locatário da orla também foi autuado por descumprir normas de ordenamento urbano ao manipular bebidas alcoólicas em área não autorizada.
No mesmo fim de semana, outras ações foram realizadas pela Semurb. Durante a tarde de sábado (2), fiscais atenderam a uma denúncia de poda irregular no canteiro central da Avenida Afonso Pena. À noite, a equipe vistoriou bares na Zona Norte da capital. Nenhuma infração grave foi registrada nessas inspeções, mas alguns estabelecimentos foram notificados para corrigir pendências administrativas.
A Semurb orienta que denúncias ambientais e de ordenamento urbano podem ser feitas por WhatsApp, telefone fixo ou e-mail. Aos finais de semana e feriados, a população deve acionar o CIOSP pelo número 190.
Tags
MEIO AMBIENTE