![]() |
Foto: Reprodução/Jetsmart |
A partir de 30 de dezembro, Natal passará a receber um voo diário direto de Buenos Aires, operado pela companhia aérea Jetsmart. O anúncio é resultado de um investimento de R$ 7 milhões do Governo do Rio Grande do Norte para ampliar a presença do estado no mercado sul-americano e reforçar a conectividade aérea internacional.
O projeto, com duração de 12 meses, tem como principal alvo a Argentina, maior emissor de turistas estrangeiros para o RN. A última ligação aérea regular com um país estrangeiro ocorreu em 1999, quando a TAP iniciou a rota para Lisboa.
De acordo com o diretor-presidente da Emprotur, Raoni Fernandes, a nova operação representará um aumento de mais de 300% no número de assentos disponíveis na alta temporada, somando 26.424 lugares entre janeiro e março de 2025. Ele destacou que a frequência diária elimina obstáculos comuns à decisão de viagem. ““Porque, às vezes, o turista se interessa pelo destino, mas o voo não está disponível no dia em que ele quer. Ser diário elimina boa parte dessa objeção de escolha pelo destino. Muitas vezes, a gente gera o desejo, mas na hora de decidir o turista é impactado por uma má conectividade”.”, disse.
Atualmente, cerca de 90% dos visitantes argentinos chegam ao RN por conexões em São Paulo ou Rio de Janeiro. O voo direto, segundo Fernandes, deve atrair um público adicional.
O investimento inclui campanhas cooperadas com operadoras latino-americanas, ações promocionais com a Jetsmart, participação em eventos e feiras, além de publicidade digital e externa. Em setembro, o estado terá presença ampliada na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires, onde ocorrerá o lançamento oficial do voo com a presença da governadora Fátima Bezerra e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
A Jetsmart, modelo ultralowcost, promete passagens mais acessíveis, favorecendo tanto o aumento no fluxo de turistas estrangeiros quanto o acesso de potiguares a viagens internacionais. Nos primeiros seis meses de 2025, o número de visitantes argentinos no RN cresceu 136,9% em relação ao mesmo período do ano passado.