Brasil comemora o Dia Nacional do Rádio nesta quinta (25)


Hoje, 25 de setembro, comemoramos o Dia Nacional do Rádio, uma homenagem a Edgar Roquette-Pinto, considerado o pai da radiodifusão no Brasil. Médico, professor, antropólogo e ensaísta, Roquette-Pinto fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que depois virou a Rádio MEC, com o objetivo de levar educação e cultura a todos os brasileiros.

A primeira transmissão no Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1922, durante a celebração do centenário da Independência. Empresários norte-americanos trouxeram a tecnologia de radiodifusão, e o então presidente Epitácio Pessoa teve seu discurso transmitido para várias cidades. Roquette-Pinto viu naquilo um instrumento poderoso para educação e cultura em massa, inaugurando, no ano seguinte, a Rádio Sociedade, pioneira em programas educativos e culturais.

A lei que institui oficialmente o Dia Nacional do Rádio foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro de 2025, ressaltando a importância histórica do rádio no país.

Aqui no Rio Grande do Norte, tudo começou de um jeito bem curioso: alto-falantes da Agência Pernambucana espalhando músicas e notícias pelas ruas de Natal. Mas foi em 1941 que o rádio potiguar se consolidou de vez, com a criação da Rádio Educadora de Natal, de Carlos Farache. Programas ao vivo, radionovelas, auditórios lotado. Foi uma revolução.

Depois vieram emissoras como Rádio Poti, Rádio Nordeste e Rádio Cabugi, que ajudaram a criar uma tradição forte e revelar talentoS.
Com o tempo, surgiram outras emissoras importantes no estado, como a Rádio Poti, Rádio Nordeste, Rádio Cabugi e diversas rádios regionais, formando uma tradição que revelou talentos nacionais e manteve o rádio como um canal próximo do povo.

E, nesta data, não poderíamos deixar de destacar o Via Certa Natal, que vem cumprindo um papel importante de informar e dar voz às comunidades também pelo rádio. A equipe já marcou presença em algumas emissoras da capital e, mais recentemente, assumiu o comando do programa Via Certa 96 FM, com Hudson Silvestre e Victor Águia, além dos comunicadores Tom Araújo e Silvio Henrique.

O rádio continua firme! Além de barato e acessível, ele tem aquela cara de “amigo próximo”, que conversa direto com a gente, seja no carro, no trabalho ou em casa. Em qualquer lugar, é só apertar o botão, e ele já está ali, trazendo música, notícias e companhia.

.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال