A Secretaria Municipal de Educação de Natal repudiou, nesta terça-feira (9), um episódio de violência registrado durante a final de Futebol Society da 54ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns). Pais de alunos do Colégio Marista de Natal invadiram o campo e agrediram atletas e o técnico da Escola Municipal Professora Maria Alexandrina Sampaio.
O caso aconteceu pela manhã no campo do Paris Saint-Germain Academy-Natal. Segundo a secretaria, mesmo com o Marista em vantagem no placar, familiares de jogadores da equipe particular entraram em campo e atacaram o professor José Alexandre da Silva e os estudantes da rede municipal.
Em nota, a secretaria afirmou que vai pedir a anulação da partida às instâncias competentes e criticou a decisão da Coordenadoria de Desporto Escolar da Subsecretaria de Esporte e Lazer do governo do estado, que declarou o Colégio Marista campeão e entregou a medalha de ouro à equipe.
A pasta informou ainda que vai acionar a Justiça para responsabilizar criminal e civilmente os agressores, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Código Penal.
A Secretaria Municipal de Educação se solidarizou com a comunidade escolar da Maria Alexandrina Sampaio e destacou que os alunos e o técnico representaram a rede pública de Natal com “espírito esportivo, dignidade e honra”.
Nota na íntegra
A Secretaria Municipal de Educação lamenta profundamente o episódio de violência e agressão sofrido pela equipe de Futebol Society da Escola Municipal Professora Maria Alexandrina Sampaio, durante a final da modalidade contra a equipe do Colégio Marista de Natal, dentro do calendário esportivo da 54ª edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jerns), ocorrido na manhã desta terça-feira (09), no campo do Paris Saint-Germain Academy-Natal.
Na ocasião, os atletas e o professor José Alexandre da Silva (técnico) da Escola M. Profa. Maria Alexandrina Sampaio, foram agredidos fisicamente por pais dos estudantes do time adversário, que invadiram o campo, mesmo com a equipe adversária vivenciando no momento do episódio, vantagem no placar.
A Secretaria repudia veementemente toda e qualquer forma de violência no ambiente escolar e esportivo, bem como lamenta a postura da Coordenadoria de Desporto Escolar da Subsecretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do RN, que, mesmo diante da flagrante infração à ética esportiva, declarou vencedora e concedeu a medalha de ouro à equipe envolvida no episódio.
Diante da gravidade dos fatos, a Secretaria Municipal de Educação informa que adotará todas as medidas cabíveis para requerer, junto às instâncias competentes, a anulação oficial do resultado da partida, com base nos princípios da moralidade esportiva e do devido processo legal.
Destacamos ainda que a Secretaria tomará providências jurídicas para responsabilizar criminal e civilmente os agressores, com fundamento no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), combinado com o Código Penal Brasileiro, garantindo a proteção integral dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.
Por fim, a Secretaria se solidariza com toda a comunidade escolar da Escola Municipal Professora Maria Alexandrina Sampaio, em especial aos atletas da equipe de Futebol Society e ao professor José Alexandre, que, com espírito esportivo, dignidade e honra, representaram com excelência a Rede Municipal de Educação de Natal, reafirmando os valores de ética, respeito e cidadania cultivados nas escolas públicas da Prefeitura do Natal.
Tags
Natal