![]() |
Foto: Carmem Felix |
A partir de 8 de outubro, o Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia passa a realizar cirurgias eletivas. Na sexta-feira (26), a unidade recebeu o primeiro grupo de pacientes. Cerca de 70 mulheres do Oeste, Alto Oeste e Vale do Açu participaram de consultas pré-operatórias e avaliação de exames no ambulatório. A ação marca a entrada do hospital no programa de cirurgias eletivas do Governo do Rio Grande do Norte.
Com a nova etapa, o hospital oferecerá laqueadura, histerectomia, perineoplastia, retirada de cisto e outros procedimentos. Esses atendimentos se somam às cirurgias de emergência já realizadas, que ultrapassam 600 casos. Todos os procedimentos eletivos são organizados pelo sistema Regula Cirurgia da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
Segundo a governadora Fátima Bezerra, a ampliação representa um legado humanitário e mais um serviço importante para a região. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, oferecer mais esse serviço às mulheres é uma conquista relevante para o estado.
Para a diretora-geral do hospital, Elenimar Bezerra, o objetivo é zerar as filas de cirurgias eletivas e incluir, futuramente, procedimentos para tratamento de endometriose.