Museu Câmara Cascudo começa programação da 19ª Primavera dos Museus neste sábado (20)


O Museu Câmara Cascudo (MCC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realiza, entre os dias 20 e 26 de setembro, uma programação especial para a 19ª Primavera dos Museus. Com o objetivo de debater o papel das instituições culturais frente à crise climática e à injustiça ambiental, o evento oferece dezenas de atividades gratuitas, incluindo exposições, oficinas e palestras. As ações ocorrem no Pavilhão Expositivo e no  Parque do Museu, em Natal, como no Espaço Cultural Nestor Lima, no Centro de Parnamirim, que recebe a exposição itinerante “Ciência Andante: Os Fósseis e Você”.

A abertura da Primavera dos Museus, no sábado (20), acontece das 11h às 17h, acolhendo o encerramento da II Virada Cultural do Potengi, promovida pela Comunidade Ambiental da UFRN. A programação começa às 11h, com a “Feijoada pelo Clima”. Às 14h, ocorre a roda de conversa “Museus e Mudanças Climáticas: Cultura em Tempos de Crise Ambiental e Desafios no RN”. O encerramento, das 15h às 17h, conta com atividades lúdicas e culturais da ONG Reaver. O acesso é livre e por ordem de chegada.

De segunda a sexta-feira, a programação segue com oficinas sobre fotografia com drone, usos da carnaúba e agricultura urbana, além de palestras com especialistas sobre a conservação da natureza e os impactos das mudanças climáticas na biodiversidade. Ações educativas, como a doação de mudas de plantas nativas, também fazem parte das atividades.

Um dos destaques é a nova edição do projeto “Ciência Andante: Os Fósseis e Você”, que fica em cartaz de 23 a 25 de setembro no Espaço Cultural Nestor Lima, em Parnamirim. A exposição itinerante apresenta fósseis da megafauna para conectar as extinções do passado, causadas por transformações climáticas, com a crise atual. A visitação acontece pela manhã (8h às 11h), à tarde (14h às 17h) e à noite (19h às 21h).

A 19ª Primavera dos Museus convida os museus de todo o país a atuarem como espaços de documentação, pesquisa e educação sobre os impactos ambientais que redefinem paisagens e aprofundam desigualdades. O MCC se posiciona como um espaço crítico para contar essas histórias, mobilizando a sociedade na construção de respostas aos desafios do presente e buscando sensibilizar o público sobre como as mudanças climáticas atingem de forma mais severa populações marginalizadas. A programação completa, com detalhes sobre horários e inscrições, está disponível no site do MCC: mcc.ufrn.br.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال