O segundo “Dia E – Ebserh em Ação” de 2025, realizado neste sábado (13), beneficiou centenas de potiguares que aguardavam consultas, exames e cirurgias pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A edição aconteceu durante o mês de celebração dos 35 anos do SUS.
No Rio Grande do Norte, os hospitais universitários realizaram um total de 1.258 procedimentos, incluindo consultas, exames e cirurgias.
No Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL-UFRN), foram realizados 150 exames e procedimentos e 34 cirurgias. Já o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB-UFRN) contabilizou 710 exames, 30 consultas e 72 cirurgias. A Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC-UFRN) realizou 210 consultas e 52 exames.
O mutirão teve como objetivo reduzir o tempo de espera por serviços especializados de média e alta complexidade. Com a mobilização, a Rede Ebserh realizou mais de 29 mil atendimentos em todo o país, superando os 12.464 procedimentos da primeira edição do mutirão deste ano, realizada em 5 de julho. Entre os atendimentos, foram contabilizadas 1,9 mil cirurgias eletivas, 22,7 mil exames e procedimentos e 4,4 mil consultas, representando um aumento de 133% em relação à edição de julho.
O programa contou com mais de 3,2 mil profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e estudantes, atuando em áreas prioritárias como oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia.
O mutirão ocorreu de forma simultânea em 45 hospitais universitários de todos os estados, incluindo Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal.
Para dezembro, mês de aniversário dos 14 anos da Ebserh, está sendo programada mais uma edição do mutirão em rede.
Ana Bezerra/Redação
Tags
Saúde