AO VIVO: STF inicia julgamento de Bolsonaro e outros sete réus por tentativa de golpe de Estado


Foto: Gustavo Moreno/STF


A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começou nesta terça-feira (2) o julgamento da Ação Penal 2668, que acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus de tentativa de golpe de Estado e crimes relacionados, como participação em organização criminosa armada e dano qualificado a patrimônio tombado.

O processo envolve o chamado “Núcleo 1” ou “Núcleo Crucial”, composto por:
  • Alexandre Ramagem, deputado federal e ex-diretor-geral da ABIN;
  • Almir Garnier Santos, almirante e ex-comandante da Marinha;
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça;
  • Augusto Heleno, general da reserva e ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
  • Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
  • Mauro Cid, tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro;
  • Paulo Sérgio Nogueira, general e ex-ministro da Defesa;
  • Walter Braga Netto, general da reserva e ex-ministro da Casa Civil e da Defesa.

O relator da ação penal, ministro Alexandre de Moraes, abriu a sessão com a leitura do relatório, que traz o resumo do caso, histórico processual, alegações da acusação e das defesas, além dos crimes imputados. No caso de Alexandre Ramagem, parte da denúncia relacionada a fatos ocorridos após sua diplomação como deputado em dezembro de 2022 está suspensa até o término do mandato.

Após a leitura do relatório, começam as sustentações orais. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá até duas horas para apresentar a acusação. Em seguida, os advogados de defesa falarão por uma hora cada, começando por Mauro Cid, que firmou acordo de colaboração premiada, seguido pelas defesas em ordem alfabética.

A votação dos ministros começará com o relator, Alexandre de Moraes, seguida por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por fim, o presidente da Turma, Cristiano Zanin. A decisão será tomada por maioria de votos.

O STF reservou cinco datas para o julgamento:

2/9: 9h às 19h

3/9: 9h às 12h

9/9: 9h às 19h

10/9: 9h às 12h

12/9: 9h às 19h

O caso é considerado histórico, sendo a primeira vez que um ex-presidente e altos militares respondem judicialmente por tentativa de golpe no Brasil.

Acompanhe ao vivo:




Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال