Na terça-feira (16), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a Venezuela precisa interromper o envio de membros de gangues e prisioneiros para o território americano. As declarações foram feitas durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, em resposta a perguntas sobre a recente ação militar dos EUA contra um barco suspeito de transportar drogas no sul do Caribe, na segunda-feira (15).
Embora Trump tenha destacado a operação, ele não apresentou evidências concretas para apoiar a alegação de que o navio estava envolvido em atividades ilícitas.
Quando questionado sobre as preocupações do presidente venezuelano Nicolás Maduro com possíveis novos ataques, Trump foi direto: "Eu diria que a Venezuela deve parar imediatamente de enviar o Tren de Aragua para os Estados Unidos. Devem parar também de enviar drogas para nosso país."
O presidente também relatou que o Exército dos EUA havia atingido três embarcações, que, segundo ele, estavam transportando substâncias ilícitas vindas da Venezuela. O primeiro ataque ocorreu em 2 de setembro e visou um navio vinculado à gangue Tren de Aragua, deixando 11 mortos. Já o segundo ataque aconteceu na segunda-feira (15) e resultou na morte de três supostos "narcoterroristas".
Durante a entrevista, Trump corrigiu a informação de um repórter, afirmando que, na realidade, três barcos foram destruídos, e não dois, como inicialmente havia sido reportado.
Tags
MUNDO