Anvisa proíbe substâncias usadas em esmaltes em gel


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (29) uma resolução que proíbe o uso de duas substâncias químicas em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. A decisão atinge principalmente produtos usados na aplicação de unhas de gel e esmaltes que precisam ser curados com luz ultravioleta (UV) ou LED.

As substâncias banidas são o TPO, óxido de difenil (2,4,6-trimetilbenzol) fosfina, e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecido como dimetiltolilamina (DMTA). Estudos internacionais indicam que o DMPT pode causar câncer em humanos, enquanto o TPO é classificado como tóxico para a reprodução, podendo afetar a fertilidade.

Segundo a Anvisa, a medida tem caráter preventivo e busca proteger tanto profissionais que trabalham com esses produtos quanto consumidores. O Brasil passa a seguir o mesmo padrão de segurança da União Europeia, que também proibiu recentemente o uso desses compostos.

De acordo com a diretora da agência e relatora da proposta, Daniela Marreco, ainda que o risco seja maior entre profissionais que lidam diretamente com os produtos, os consumidores também estão expostos aos efeitos nocivos da exposição prolongada. “É dever do Estado atuar preventivamente, evitando a perpetuação de um risco sabidamente evitável”, afirmou.

A resolução da Anvisa determina que a fabricação, importação e o registro de produtos que contenham TPO ou DMPT estão proibidos a partir da publicação da norma. As empresas terão 90 dias para suspender a comercialização e o uso dos produtos que já estão no mercado. Após esse prazo, todos os registros serão cancelados e os itens deverão ser recolhidos pelas fabricantes.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال