O Governo Federal encerra nesta sexta-feira (31) a Campanha Nacional de Multivacinação, que durante 26 dias mobilizou estados e municípios para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos.
Mais de 7 milhões de doses foram aplicadas em todo o país, sendo 1 milhão apenas no Dia D, realizado em 18 de outubro. Mesmo com o fim da campanha, a vacinação de rotina segue normalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Somente em 2024, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 22 milhões de doses das vacinas do Calendário Nacional para garantir o abastecimento e reforçar a proteção contra doenças como poliomielite, sarampo, febre amarela e Covid-19.
A mobilização também incluiu a vacinação contra sarampo e febre amarela para pessoas de até 59 anos, com foco em áreas de maior risco de transmissão — especialmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.
Durante o Dia D, mais de 30 mil salas de vacinação foram abertas em todo o país, ampliando o acesso da população à imunização em um sábado.
Pais e responsáveis que ainda não atualizaram a caderneta podem procurar a UBS mais próxima para colocar as vacinas em dia.
As vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação incluem BCG, hepatite B, penta, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócicas C e ACWY, influenza, Covid-19, febre amarela, tríplice viral, varicela, DTP e hepatite A.
Tags
Saúde
.gif) 
    