| Foto: Vaticano News |
O presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama Janja Lula da Silva, foi recebido em visita privada pelo Papa Leão XIV na manhã desta segunda-feira (13), no Vaticano.
Em mensagem publicada na rede social X, Lula qualificou o encontro como “excelente” e destacou o diálogo com o Pontífice sobre religião, fé, realidade social do Brasil e desafios globais contemporâneos. O presidente manifestou seu reconhecimento pela Exortação Apostólica Dilexi Te, ressaltando a importância da inseparabilidade entre fé e compromisso com os mais pobres, e defendeu a criação de um amplo movimento contra a desigualdade.
A visita integra a agenda de Lula no Fórum Mundial da Alimentação 2025, promovido pela FAO, que celebra 80 anos. O evento está ligado à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa apoiada pelo Brasil. Durante o encontro, o presidente informou ao Papa as ações de seu governo na superação da insegurança alimentar, destacando que, em dois anos e meio, o país foi retirado pela segunda vez do Mapa da Fome.
Lula convidou o Pontífice para participar da COP30, que será realizada em Belém (PA), mas o Papa explicou que não poderá comparecer pessoalmente devido às celebrações do Jubileu, garantindo, no entanto, a presença de uma representação do Vaticano. O presidente brasileiro também registrou a expectativa de receber o Santo Padre em visita futura ao Brasil, afirmando que será bem recebido pelo povo brasileiro.
Tags
MUNDO