De acordo com Lacerda, a homenagem foi uma iniciativa do dirigente do Círculo de Arte do Nordeste, Valério Marinho de Andrade, pela obra do Memorial, considerada uma ação de preservação histórica de alto nível. "As pessoas que conhecem o Solar Tavares de Lyra ficam impressionados com a expografia do Memorial. Não só nossos conterrâneos, mas também os turistas que visitam Natal e têm a oportunidade de conhecer o espaço", explicou Aluízio Lacerda.
O jornalista explicou que o reconhecimento do resgate feito pela Assembleia é extensivo a todos os servidores e, em especial, ao presidente da Casa, o deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), que tem promovido uma gestão eficiente e atenta à preservação da história do Rio Grande do Norte.
"A gestão do Palácio José Augusto tem demonstrado grande competência e é algo reconhecido por toda a sociedade, independente de sermos jornalistas ou servidores da Casa. A homenagem é mais uma forma de reconhecer trabalho de excelência que tem sido desenvolvido no Estado", disse Aluízio Lacerda.