Operação desarticula esquema de desvio de recursos públicos em cartório no RN

Polícia investiga desvio de dinheiro de cartório no RN  - Foto: Reprodução


A Polícia Civil deflagrou, nas primeiras horas desta quarta-feira (22), uma operação para desarticular um esquema de desvio de recursos em um cartório no Rio Grande do Norte. A investigação apura a prática de crimes como falsificação de documentos públicos e lavagem de dinheiro. Segundo a Polícia Civil, aproximadamente, R$ 360 mil, teriam sido desviados por meio do esquema.

Segundo a Polícia Civil, as investigações apontam que o principal investigado inseriu, de forma fraudulenta, sua conta bancária pessoal como destino de repasses feitos por clientes e empresas, utilizando ofícios falsificados, e-mails e mensagens de WhatsApp enganosas. 

Para conferir aparência de legitimidade aos documentos, ele chegou a utilizar o certificado digital de terceiros, induzindo as vítimas em erro.

De acordo com os levantamentos, entre 2021 e 2024, foram desviados aproximadamente R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais). Também foram identificados indícios de ocultação e dissimulação de bens, configurando o crime de lavagem de dinheiro.

O nome da operação, “Selo Quebrado”, faz referência à violação da fé pública notarial, simbolizando a quebra da confiança associada ao selo cartorário, tradicionalmente visto como garantia de autenticidade e legalidade dos atos praticados.

A pedido da Polícia Civil, o Poder Judiciário determinou o sequestro de bens e o bloqueio de valores no montante equivalente ao prejuízo causado, com o objetivo de recompor o patrimônio desviado e garantir a efetividade das investigações.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte reforça a importância da colaboração da população no combate à corrupção. Informações podem ser repassadas, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال