![]() |
Setor de turismo do RN voltou a crescer em agosto - Foto: Sandro Menezes |
Após quatro meses seguidos de retração, o setor de turismo do Rio Grande do Norte voltou a crescer em agosto, com um avanço de 5,8% no volume de atividades em relação a julho. O resultado não só marca a retomada do fôlego do segmento no estado, como também representa o melhor desempenho entre os cinco estados nordestinos analisados.
No cenário nacional, o RN ficou em segundo lugar entre os 17 locais pesquisados, ficando atrás apenas do Amazonas, que liderou com alta de 6,9%.
As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada, nesta terça-feira (14), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A recuperação das atividades turísticas em agosto foi acompanhada pelo crescimento do índice de receita nominal do segmento, que registrou uma variação positiva de 4,2% no mesmo período.
Em relação a agosto passado, o crescimento da receita no setor de turismo potiguar foi ainda mais expressivo, e chegou a 15,5%. Já em volume a variação foi de 6,1%.
Entre janeiro e agosto de 2025, o volume de atividades turísticas no Rio Grande do Norte acumulou alta de 5,6% em comparação ao mesmo período de 2024. O bom desempenho foi acompanhado por um aumento de 13,6% na receita nominal do setor.
No recorte dos últimos 12 meses, os resultados são ainda mais expressivos: crescimento de 7,8% no volume de atividades e avanço de 14,5% na receita, em relação ao período anterior de 12 meses.
Os indicadores potiguares também ficaram acima das médias nacionais: o Brasil teve 2% de crescimento em receita e 0,8% em agosto, frente ao mês imediatamente anterior, após três resultados negativos seguidos, período em que acumulou perda de 2,1%.
Com isso, o segmento de turismo está 11,5% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 2,0% abaixo do ápice da série histórica (dezembro de 2024).
Tags
TURISMO