O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) foi acionado, na tarde do último domingo (26), para atender a uma ocorrência de incêndio florestal, no Sítio Cachoeira, município de São Miguel, no Alto Oeste potiguar. (Assista ao vídeo abaixo)
Segundo o CBMRN, ao chegar ao local, a guarnição de incêndio constatou que o fogo era de grandes proporções, com múltiplos focos ativos e dispersos, atingindo uma área estimada em cerca de 6 km², com risco iminente de atingir residências próximas.
Diante da gravidade da ocorrência, foi solicitado reforço imediato, e as equipes iniciaram um combate intenso em diferentes frentes.
Os bombeiros, munidos de equipamentos de proteção individual e bolsas costais, atuaram na linha de frente. A estratégia de combate envolveu ações coordenadas de resfriamento, isolamento e contenção do fogo.
A operação contou ainda com o apoio da Defesa Civil de São Miguel, que disponibilizou um carro-pipa e de uma retroescavadeira, utilizada na abertura de aceiros.
Segundo o CBMRN, ao todo, aproximadamente, 10 residências estiveram sob risco direto. Foram empregados cerca de 5 mil litros de água no combate. Após cerca de três horas de trabalho intenso, as equipes conseguiram conter e extinguir o incêndio.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância de acionar imediatamente o 193 ao perceber qualquer foco de incêndio, por menor que pareça.
A rapidez na comunicação é essencial para evitar que o fogo se espalhe e cause danos à natureza, ao patrimônio e à vida humana.
Vale lembrar que provocar incêndios em vegetação é crime ambiental, passível de multa e reclusão. Preservar o meio ambiente é um dever de todos.
Assista ao vídeo:
Tags
Incêndio
