Morre Lô Borges, fundador do Clube da Esquina, aos 73 anos em Belo Horizonte


O cantor e compositor Lô Borges, um dos nomes mais importantes da música brasileira e cofundador do lendário Clube da Esquina, morreu na noite de domingo (2), aos 73 anos. O artista mineiro estava internado no Hospital Unimed, em Belo Horizonte, desde o dia 17 de outubro, tratando um quadro de intoxicação medicamentosa.

Nascido em 10 de janeiro de 1952, em Belo Horizonte, Salomão Borges Filho, conhecido nacionalmente como Lô Borges, construiu uma trajetória marcante na Música Popular Brasileira (MPB). Ao lado de Milton Nascimento e Beto Guedes, ele ajudou a criar o Clube da Esquina, movimento musical surgido no bairro Santa Tereza, na região Leste da capital mineira, que revolucionou a música ao misturar MPB, rock, jazz, folk e sons clássicos.

Em 1972, aos 20 anos, Lô assinou com Milton o icônico álbum duplo “Clube da Esquina”, considerado um dos maiores da história da música brasileira. O disco traz sucessos como “O Trem Azul”, “Paisagem da Janela” e “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”. A revista Rolling Stone Brasil colocou o álbum na 7ª posição entre os 100 melhores discos da música nacional.

No mesmo ano, o artista lançou seu primeiro trabalho solo, apelidado de “Disco do Tênis”, que consolidou seu estilo singular, com influências da psicodelia e do rock experimental.

Ao longo de mais de cinco décadas de carreira, Lô Borges se firmou como um dos grandes compositores da MPB. Suas músicas foram gravadas por nomes como Elis Regina, Tom Jobim, Skank, Flávio Venturini, Nando Reis e 14 Bis. Ele lançou mais de 14 álbuns, sendo o mais recente, “Céu de Giz”, uma parceria com Zeca Baleiro, lançado em agosto de 2025.

Em 2023, o músico foi indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa pelo disco “Não Me Espere na Estação”, feito em parceria com o letrista César Maurício.

Com cerca de 500 mil ouvintes mensais no Spotify, Lô segue sendo lembrado por clássicos como “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”, “O Trem Azul” e “Paisagem da Janela”.

Durante a internação, sua equipe informou que o artista chegou a apresentar melhora, mas não resistiu às complicações.

Lô Borges deixa o filho Luca Borges, de 27 anos, cinco irmãos, Márcio, Telo, Marilton, Nico e Yé, e um legado imortal na música brasileira.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال