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| Foto: Reprodução |
A intenção de compras para o Natal 2025 deve impulsionar uma movimentação de R$ 84,9 bilhões na economia brasileira, segundo levantamento divulgado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O estudo confirma o Natal como a data mais forte do calendário do varejo no país.
De acordo com a pesquisa, 76% dos consumidores pretendem presentear este ano, o equivalente a 124,3 milhões de pessoas. Cada comprador deve adquirir, em média, quatro presentes, e o tíquete médio estimado é de R$ 174, valor superior ao registrado em 2023.
Os itens mais procurados continuam sendo roupas, perfumes e cosméticos, calçados e brinquedos. O levantamento também mostra uma tendência crescente de substituir presentes materiais por experiências, como viagens e passeios, citada por 43% dos entrevistados.
Segundo o levantamento, os filhos lideram a lista de presenteados (58%), seguidos por mães (46%), cônjuges (40%), pais (23%) e irmãos (23%). Também são os filhos que devem receber os presentes de maior valor para 28% dos entrevistados; 19% dos consumidores pretendem investir mais nos presentes do cônjuge e 18% nos da mãe.
As lojas físicas seguem liderando a preferência, com 75% dos consumidores. Entre os que pretendem comprar online, sites internacionais superam os nacionais como principal canal de compra. Ao todo, 58% devem fazer pelo menos uma compra pela internet.
O estudo destaca ainda que 82% vão pesquisar preços antes de comprar e que o PIX será a forma de pagamento mais utilizada. Já entre quem usará crédito, o parcelamento deve chegar, em média, a quase cinco prestações, o que estende os pagamentos até meados de 2026.
