![]() |
| Segundo dados, 1,19 milhão de pessoas morrem, anualmente, em acidentes de trânsito - Foto: Reprodução/STTU |
A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), realiza neste domingo (16), a partir das 8h, nos hospitais Walfredo Gurgel, São Francisco (Memorial) e Rio Grande, uma programação especial pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito (WDoR), em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e os órgãos do Programa Vida no Trânsito. (Assista ao vídeo abaixo)
A iniciativa busca sensibilizar a população sobre a importância da segurança viária e homenagear as pessoas que perderam a vida em sinistros de trânsito.
Para isso, a STTU instalará peças gráficas nas entradas dos hospitais, criando um espaço de acolhimento para familiares e amigos das vítimas.
A data integra o Calendário Oficial do Município, instituída pela Lei nº 7.197/21, proposta pelo servidor de carreira da STTU e observador certificado do ONSV, Guto Castro. A legislação fortalece a participação de Natal no movimento internacional por um trânsito mais seguro e humano.
“Com a validação da lei, nasce no município mais um importante instrumento de educação e conscientização voltado à construção de um trânsito menos violento e mais humano”, destacou a secretária Jódia Melo.
Criado em 1993 pela organização RoadPeace e oficializado pela ONU em 2005, o WDoR tem como propósito dar visibilidade às vítimas e seus familiares, além de estimular políticas públicas de prevenção.
Globalmente, quase 4 mil pessoas, morrem por dia, em acidentes de trânsito — um cenário que evidencia a necessidade de ampliar ações de proteção aos usuários das vias, especialmente os mais vulneráveis.
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito mobiliza familiares, sobreviventes, profissionais de saúde, equipes de resgate, forças de segurança e a comunidade, fortalecendo a solidariedade e o compromisso coletivo com a redução da violência no trânsito.
Assista ao vídeo:
Tags
Mobilização
