![]() |
| Operação Integração reúne MP, Sefaz, forças de segurança e ANP para ampliar o controle sobre o setor. |
Entre 24 e 28 de novembro, cerca de 50 postos de combustíveis foram alvo de uma força-tarefa em Natal e municípios da Região Metropolitana. A ação integra a Operação Integração, iniciativa do Gaesf voltada à prevenção e ao enfrentamento de práticas irregulares no setor, como fraudes tributárias, problemas no abastecimento e prejuízos ao consumidor.
A operação reúne o Ministério Público do RN, por meio do Gaeco, a Secretaria de Estado da Fazenda, a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Militar e Civil, além do apoio da Agência Nacional do Petróleo. A mobilização faz parte de um esforço nacional coordenado pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais.
De acordo com o promotor de Justiça Augusto Lima, as inspeções seguirão nos próximos meses e ocorrerão de maneira surpresa. Ele afirma que diversos estabelecimentos já receberam notificações para corrigir falhas identificadas. “A expectativa é melhorar a qualidade e a confiabilidade do combustível oferecido ao consumidor potiguar”, disse.
Durante as vistorias, técnicos da ANP verificaram a qualidade do produto e o funcionamento das bombas. A Sefaz, por sua vez, analisou o recolhimento de tributos e possíveis indícios de sonegação.

