O potiguar Davi Lima, de 15 anos, fez história nesta sexta-feira (7) ao conquistar o título mundial de parasurf na cidade de Oceanside, na Califórnia, Estados Unidos. O brasileiro somou 14,43 pontos na final e superou o sul-africano Ant Smyth, que fez 13,97, e o japonês Suguru Nara, com 6,57.
O atleta que é morador do bairro de Mãe Luiza, na Zona Leste de Natal, nasceu com uma malformação no braço esquerdo e compete na categoria PS-S 1, voltada a atletas com deficiência em um dos membros superiores que surfam em pé na prancha. O jovem garantiu vaga no mundial após conquistar o título brasileiro de parasurf em 2024.
Para realizar o sonho de competir fora do país, o potiguar contou com o apoio de amigos e de outros surfistas, que organizaram uma vaquinha online para custear as passagens até os Estados Unidos.
“Estou muito feliz. Passei por várias dificuldades pra chegar até aqui, fiz vaquinha na internet pra conseguir vir. Era um sonho representar o Brasil aqui na Califórnia, e agora vamos levar esse título pra casa”, comemorou Davi logo após a vitória.
Davi começou a surfar aos 5 anos de idade, incentivado pelo primo Adailtton Souza, que hoje é também o seu técnico. O treinador acompanhou o jovem atleta de perto na Califórnia e comemorou com emoção o resultado histórico nas areias de Oceanside.
Nas redes, Davi resumiu o sentimento em uma frase:
“OBRIGADO BRASIL! ESSA É PRA TODOS QUE ME AJUDARAM A CHEGAR ATÉ AQUI. VENCEMOS!!”
