Redação do Enem 2025 propõe debate sobre o envelhecimento na sociedade brasileira


O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 é “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A informação foi divulgada neste domingo (9) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em publicação na rede social X (antigo Twitter).

Além da prova de redação, os participantes realizam neste primeiro dia as avaliações de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e de Ciências Humanas e suas Tecnologias. As provas começaram às 13h30 e seguem até as 19h, no horário de Brasília.

A redação do Enem deve ser um texto dissertativo-argumentativo, em prosa, com até 30 linhas, no qual o participante desenvolve uma reflexão sobre o tema proposto a partir dos textos motivadores e de seus próprios conhecimentos.

O candidato deve apresentar um ponto de vista sobre o tema e argumentos consistentes que sustentem sua tese. Também é obrigatória a elaboração de uma proposta de intervenção social, ou seja, uma sugestão de solução para o problema discutido, que respeite os direitos humanos.

Redações que desrespeitem esses princípios, com incitação à violência, discursos discriminatórios ou conteúdos ofensivos, recebem nota zero.

Cada redação é corrigida por dois avaliadores com formação em Letras ou Linguística, de forma independente. Cada um atribui notas de 0 a 200 pontos em cinco competências avaliadas. A nota final é a média das duas correções, podendo chegar a 1.000 pontos.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال