Um dos serviços mais importantes da saúde pública do município, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Dr. Enildo Alves (SAMU 192 Natal), completou 23 anos, como referência em atendimentos de urgência e emergência na capital.
A solenidade de aniversário, que integra a Rede de Urgência e Emergência (RUE) do Departamento de Atenção Especializada (DAE) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, aconteceu nesta sexta-feira (14), e contou com homenagem aos profissionais que atuam no serviço, além da entrega da Unidade de Suporte Avançado do Transporte Sanitário Natal (TSN) e de motolâncias que reforçarão o atendimento ágil à população.
Fundado em 2002, o SAMU Natal nasceu com o propósito de salvar vidas e oferecer atendimento rápido, humanizado e de qualidade a quem mais precisa. Ao longo dessas mais de duas décadas, já foram realizados mais de 1,8 milhão de atendimentos, com funcionamento 24 horas por dia e assistência a pacientes vítimas de traumas, casos clínicos, pediátricos, psiquiátricos e cirúrgicos.
A vice-prefeita Joanna Guerra esteve presente na solenidade e reforçou a importância do serviço.
“O SAMU Natal é muito mais que uma instituição: é uma rede de proteção que chega a todos os locais da cidade. Todos os meses, são mais de 6.600 atendimentos que representam vidas, histórias e famílias que dependem de uma resposta imediata e qualificada. Nada disso seria possível sem a dedicação dos mais de 300 profissionais que fazem deste serviço um verdadeiro coração pulsante da saúde de Natal”, afirmou.
A comemoração também foi marcada pela entrega da Unidade de Suporte Avançado do Transporte Sanitário Natal (TSN), que retomou suas atividades após investimento com recursos próprios da Prefeitura, reafirmando o compromisso da gestão Paulinho Freire com o bem-estar da população e com a qualidade do atendimento prestado àqueles que mais precisam.
A unidade desempenha um papel essencial no apoio às transferências de pacientes entre unidades.
“Com ela, faremos a transferência de pacientes graves entre as unidades do município, garantindo agilidade, segurança e assistência qualificada, reduzindo o tempo de resposta e aprimorando a assistência aos nossos cidadãos”, destacou Danielle Azevedo, diretora do Departamento de Atenção Especializada (DAE).
Tendo atuado como coordenador-geral do SAMU Natal em três gestões distintas, Luiz Roberto Leite Fonseca explicou que o TSN é um serviço pioneiro no país.
“Só existe esse modelo de transporte interunidade em Natal e Curitiba, e essas cidades são referência para o Ministério da Saúde, que discute agora a possibilidade de estender esse modelo para todo o Brasil, reforçando mais uma vez o pioneirismo de Natal no cuidado com a população”, afirmou.
Outro destaque foi a entrega de quatro motolâncias totalmente recuperadas e prontas para retornar ao serviço. Os veículos reforçarão o trabalho das equipes de urgência, garantindo um atendimento mais rápido e eficiente às vítimas de acidentes de trânsito e outras ocorrências emergenciais em toda a cidade, especialmente em casos de Parada Cardiorrespiratória (PCR), em que o tempo de resposta é fundamental para a sobrevida do paciente.
O dia também foi marcado por uma homenagem aos 14 coordenadores que já passaram pelo serviço, com a inauguração da Galeria dos Coordenadores Gerais - um espaço que eterniza os profissionais que fortaleceram o SAMU 192 Natal e ajudaram a construir uma trajetória marcada por dedicação, coragem e compromisso com a vida.
“Estamos hoje comemorando os 23 anos do SAMU Natal, com homenagem às várias pessoas que foram marcos históricos aqui do serviço e às que hoje fazem parte dessa história, oferecendo um momento de confraternização e alegria para esses profissionais que tanto se dedicam à causa de salvar vidas”, ressaltou a coordenadora-geral do SAMU Natal, Louise Seabra.
O SAMU 192 Natal atua em todo o município com nove Unidades de Suporte Básico (USB) e três Unidades de Suporte Avançado (USA). Compõem o serviço mais de 300 profissionais - entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas, telefonistas, farmacêuticos, higienizadores e radiooperadores - que fortalecem diariamente esse serviço essencial, com técnica, empatia e compromisso com o cuidado humano.
O serviço conta ainda com o Núcleo de Educação Permanente (NEP), responsável por promover iniciativas essenciais para a capacitação contínua dos profissionais e para o engajamento com a comunidade. Entre os projetos desenvolvidos estão: “SAMU e a Comunidade”, que leva conhecimentos de primeiros socorros ao público geral; “APH 40h”, voltado à capacitação teórico-prática em urgência e emergência pré-hospitalar para profissionais da RUE; “SAMU e as Escolas”, que dissemina o conhecimento de primeiros socorros entre profissionais da rede municipal; o “Samuzinho”, que introduz noções de primeiros socorros às crianças; o projeto “Saúde Mental”, que capacita para o manejo de pacientes em sofrimento mental; e o “LC-IAM” (híbrido/assíncrono), focado na capacitação de médicos e enfermeiros no reconhecimento e manejo de síndromes coronarianas agudas, além de atualizações e treinamentos periódicos.
Tags
COMEMORAÇÃO
