![]() |
| Reprodução redes sociais |
As ações da Alpargatas, empresa dona da marca Havaianas, registraram queda na Bolsa de Valores (B3) nesta segunda-feira (22) após a repercussão negativa de uma campanha publicitária lançada para o período de fim de ano. Nos dias seguintes à controvérsia, os papéis da companhia recuaram cerca de 3%, indicando perda de valor de mercado e cautela por parte dos investidores diante do desgaste de imagem da marca.
A reação do mercado ocorreu após a ampla circulação de um comercial estrelado pela atriz Fernanda Torres. Na peça, a campanha propõe que o público comece 2026 “com os dois pés”, em uma mensagem associada a atitude, movimento e escolhas pessoais.
“Desculpas, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. [...] O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés”, diz a atriz no vídeo, que termina com o slogan “Havaianas, todo mundo usa”.
Após a divulgação, o conteúdo passou a ser interpretado por parte do público como uma possível mensagem de cunho político. A leitura acabou causando críticas nas redes sociais e levou a manifestações de políticos e influenciadores, que passaram a incentivar o boicote aos produtos da marca.
Diante da repercussão negativa, a campanha foi retirada do ar. A Alpargatas não confirmou intenção política na peça e não divulgou informações sobre eventuais impactos diretos nas vendas.
Tags
MERCADO
