O Espaço Crescer, serviço da Prefeitura do Natal, contabiliza mais de 500 atendimentos a novas crianças com suspeita de autismo e outras neurodivergências em seu primeiro mês de funcionamento. Iniciando suas atividades no dia 4 de novembro, o espaço se consolidou como um importante ponto de acolhimento às famílias, oferecendo cuidado integral às crianças que aguardavam Avaliação Global. O serviço marca um avanço significativo no fortalecimento da atenção especializada no município.
O secretário municipal de Saúde, Geraldo Pinho, reforça a importância da iniciativa pioneira, que permite a avaliação integral da criança — contemplando aspectos cognitivos, comportamentais, motores, emocionais e nutricionais — em um único local. “Estamos muito felizes em fechar este primeiro mês com mais de 500 crianças atendidas no Espaço Crescer, uma iniciativa sensacional da gestão do prefeito Paulinho Freire no acolhimento dessas crianças com suspeita de autismo e das famílias atípicas, fortalecendo a rede de cuidado e inclusão das pessoas autistas do nosso município”, destacou.
O primeiro acolhimento é realizado pela equipe de Psicologia, responsável por identificar as necessidades de cada criança e encaminhá-la às demais especialidades que compõem a avaliação multidisciplinar, quando necessário. A equipe atua de forma integrada, compartilhando observações e análises que resultam em diagnósticos mais precisos e ágeis, reduzindo o tempo de espera e garantindo o acesso rápido às orientações e encaminhamentos necessários para o início das terapias.
No primeiro mês de funcionamento, foram atendidas 518 novas crianças. Somando primeiras consultas e retornos, o serviço registrou aproximadamente: 599 acolhimentos em Psicologia; 400 atendimentos em Fonoaudiologia; 382 aplicações de Análise do Comportamento Aplicada (ABA); 445 atendimentos em Psicopedagogia; 478 em Neuropsicologia; e 380 em Nutrição Infantil.
O processo avaliativo para definição diagnóstica exige uma análise minuciosa e consultas sucessivas, podendo envolver diferentes profissionais. Ao final da investigação, os relatórios técnicos são entregues aos responsáveis, que devem apresentá-los aos especialistas médicos, como neuropediatras ou psiquiatras infantis, para conclusão do diagnóstico.
Aguardando avaliação para o filho desde 2023, Maria Lucineide de Assis levou Arthur Henrique, de 11 anos, ao serviço e elogiou a iniciativa da gestão. “O atendimento aqui está sendo excelente, com diversos profissionais. Hoje ele vai passar pelo psicopedagogo, psicólogo e só faltam ABA e fono”, relatou.
O Espaço Crescer está localizado no Centro de Especialidades Integradas (CEI Leste II), na Rua Fonseca e Silva, nº 1129, no Alecrim, e funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, com duas equipes multiprofissionais atuando em seis salas de atendimento. Os encaminhamentos são realizados pela Central de Regulação, mediante solicitação médica.
Tags
ACOLHIMENTO
