![]() |
| Foto: Victor Vec/ MinC |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Margareth Menezes assinaram, nesta terça (23), um decreto, proposto pelo Ministério da Cultura, que reconhece a cultura gospel como manifestação da cultura nacional. A medida permite a inclusão do segmento nas políticas públicas de cultura e amplia o apoio a artistas e agentes culturais ligados à fé cristã no Brasil.
O decreto formaliza o apoio institucional a um conjunto de expressões que movem milhões de brasileiros, estabelecendo diretrizes para que essas práticas ocupem seu lugar de direito nas políticas públicas de fomento e preservação. Ele define a cultura gospel como o conjunto de expressões artísticas, culturais e sociais vinculadas à manifestação da fé cristã, estabelecendo normas para a valorização, promoção e proteção dessas manifestações.
Segundo Lula, o reconhecimento atende a uma demanda da sociedade e representa um gesto de acolhimento e respeito à comunidade evangélica e à diversidade cultural brasileira. O presidente afirmou que a medida reforça o papel do Estado em reconhecer que a fé também se expressa como cultura, identidade e história viva do povo brasileiro.
A norma prevê ainda ações como a formação de profissionais e agentes culturais, além da inclusão da cultura gospel em conselhos, conferências e planos de cultura, fortalecendo sua participação no Sistema Nacional de Cultura.
Tags
Reconhecimento
