Com o início das férias escolares e a chegada do verão, aumentam os riscos de acidentes, como afogamentos. Diante desse cenário, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Dr. Enildo Alves (SAMU 192 Natal), tem intensificado as ações de conscientização e orientação à população, reforçando as medidas que devem ser adotadas, em casos de afogamento, além da importância da prevenção como principal forma de salvar vidas.
Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) apontam que 55% das mortes por afogamento entre crianças de 1 a 9 anos acontecem em piscinas e residências. Já entre crianças maiores de 10 anos e adultos, os locais de maior risco são praias, rios e lagoas.
Segundo o SAMU Natal, em situações de emergência, saber como agir pode fazer toda a diferença até a chegada do socorro especializado. Se a vítima estiver consciente, a orientação é acionar imediatamente o SAMU pelo número 192, pedir ajuda e colocá-la na posição lateral de segurança, aguardando o atendimento.
Caso a vítima esteja inconsciente, é fundamental ligar para o 192, verificar se há respiração e abrir as vias aéreas. Se não houver respiração, deve-se iniciar imediatamente a Reanimação Cardiopulmonar (RCP), com compressões no centro do tórax, até a chegada da equipe.
O SAMU 192 Natal reforça que prevenir também salva vidas. A supervisão constante de crianças, o uso de equipamentos de segurança, o respeito às sinalizações e a atenção redobrada durante atividades aquáticas são atitudes simples que reduzem significativamente os riscos.
Tags
ORIENTAÇÕES