![]() |
| Fotos: Sandro Menezes/Assecom |
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou o primeiro contrato para a duplicação da BR-304, no Rio Grande do Norte. A obra faz parte do Lote 1B e vai contemplar um trecho de 57,6 quilômetros entre os municípios de Assú e Mossoró.
A empresa responsável pela execução do serviço será a Construtora Luiz Costa (CLC), companhia potiguar com sede em Mossoró. O contrato tem validade de 42 meses, mas a previsão é que a obra seja concluída em até 36 meses após a assinatura da ordem de serviço.
O início dos trabalhos depende da emissão da licença de instalação ambiental, que autoriza oficialmente a execução do projeto e deve ser o próximo passo no processo. O investimento previsto nesta etapa é de R$ 367 milhões, valor que consta no contrato assinado nesta terça-feira (30).
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, destacou a importância da obra para o estado. Segundo ela, a duplicação da BR-304 é estratégica para o desenvolvimento econômico e para a segurança viária. “Esse é um passo decisivo para tirar do papel uma obra fundamental para o crescimento do Rio Grande do Norte e para a segurança das pessoas que trafegam pela rodovia”, afirmou.
Atualmente, a BR-304 já possui dois trechos parcialmente duplicados na Região Metropolitana de Natal. Um deles fica entre os municípios de Parnamirim e Macaíba, onde ainda estão sendo realizadas obras complementares, como viadutos e pontes. O outro trecho é o da Reta Tabajara, que vai da área urbana de Macaíba até o entroncamento com a BR-226, acesso à região Seridó, onde os serviços também estão em fase final.
A partir do fim da Reta Tabajara, uma nova etapa da duplicação deve ser iniciada. De acordo com o edital de licitação publicado em outubro, o próximo trecho a receber as obras será o Lote 2D, que vai do entroncamento com a BR-226 até o município de Riachuelo. O contrato desse lote deve ser publicado em breve.
Construída na década de 1960, a BR-304 tem 409 quilômetros de extensão, sendo 289 deles em território potiguar. A rodovia é uma das principais ligações do Rio Grande do Norte com o Ceará. O projeto completo de duplicação está estimado em R$ 1,3 bilhão e foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3) como uma das obras prioritárias do estado.
Tags
Transporte
