![]() |
| Raul Jungmann teve carreira marcada por atuação em áreas estratégicas do governo. Foto: Reprodução |
O ex-ministro e ex-deputado federal Raul Jungmann morreu neste domingo (18), aos 73 anos, em Brasília. A informação foi confirmada por familiares. Ele enfrentava um câncer no pâncreas.
Raul Jungmann teve longa atuação na vida pública brasileira e ocupou cargos de destaque no governo federal. Foi ministro extraordinário de Política Fundiária entre 1996 e 1999 e, posteriormente, ministro do Desenvolvimento Agrário até 2002, durante a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em 2016, assumiu o Ministério da Defesa no governo Michel Temer e, em 2018, passou a comandar o então Ministério Extraordinário da Segurança Pública.
Além da atuação no Executivo, Jungmann exerceu mandatos como deputado federal em dois períodos e foi vereador do Recife. Também presidiu o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e, mais recentemente, atuava como diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração.
Natural de Pernambuco, teve trajetória partidária marcada pela participação na fundação do PPS, atual Cidadania, legenda à qual permaneceu filiado por maior parte da carreira. A causa da morte não teve outros detalhes divulgados.
