As chuvas registradas em Natal e na região Leste do Rio Grande do Norte desde a madrugada desta terça-feira (20) devem se expandir pelo interior do estado no período da tarde, especialmente nas regiões Central e do Vale do Açu. A previsão é da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN).
O meteorologista Gilmar Bristot explica que o momento é propício para precipitações, que devem se repetir com frequência até o final de janeiro e início de fevereiro. “Como havíamos previsto, a segunda quinzena traria chuvas ao Nordeste. Elas começaram a cair, concentradas na faixa litorânea, devido à circulação atmosférica em altos níveis e à perturbação das ondas de convergência”, detalhou.
Segundo Bristot, o aumento da incidência de chuvas está relacionado às melhores condições do oceano Atlântico Sul, que apresenta aquecimento, enquanto o Atlântico Norte resfria, além da menor circulação de ventos no litoral. O meteorologista aponta que essas condições podem contribuir para uma quantidade maior de chuvas nos meses de março, abril e maio.
Tags
TEMPO
