![]() |
| A pesquisa também apontou grandes variações de preço entre diferentes lojas, chegando a diferenças de mais de 400%. Foto/ Procon Natal |
Com a proximidade da volta às aulas, o consumidor deve ficar atento aos preços do material escolar em Natal. Uma pesquisa do Procon Natal, divulgada nesta sexta-feira (16), analisou 39 itens, entre lápis, canetas, cadernos, cola e papel A4, em 23 estabelecimentos da cidade, incluindo papelarias, livrarias, hipermercados e lojas de departamento.
O levantamento identificou que 19 produtos tiveram aumento médio de 14% em relação a 2025, com o custo médio subindo de R$ 154,74 para R$ 179,08, valor que supera a inflação acumulada de 5,17%. Entre os itens que mais impactam o bolso estão o lápis grafite nº 2, com alta de 55%, e a caneta marca-texto, que subiu 32%.
A pesquisa também apontou grandes variações de preço entre diferentes lojas, chegando a diferenças de mais de 400% em produtos como corretivo líquido, lápis de cor (24 unidades) e cola branca líquida (35 g).
O Procon lembra que as escolas não podem exigir marcas específicas nem obrigar a compra de materiais na própria instituição, e que itens de uso coletivo devem ser fornecidos pela escola.
O órgão orienta os consumidores a pesquisar preços, reutilizar materiais do ano anterior, optar por compras coletivas e guardar notas fiscais para trocas ou reclamações.
Para mais informações ou denúncias, o Procon Natal está disponível na Rua Ulisses Caldas, nº 181, Cidade Alta, ou pelo e-mail [email protected].
Tags
VOLTA ÀS AULAS
