As feiras livres localizadas nos bairros de Felipe Camarão, Pajuçara e Gramoré, em Natal, tiveram o funcionamento encerrado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). A medida está prevista na Portaria nº 001/2026, publicada no Diário Oficial do Município no dia 15 de janeiro.
A decisão, segundo a Semsur, foi tomada após a constatação de baixa ou inexistente atividade nos locais. Na feira de Felipe Camarão, apenas um feirante estava em funcionamento. Em Pajuçara, havia dois feirantes. Já a feira do Gramoré não registrava atividades há um longo período.
Com o encerramento das três feiras, a capital passa a contar com 17 feiras livres em funcionamento. De acordo com a secretaria, a medida tem como objetivo concentrar os esforços da gestão municipal na organização, fiscalização e melhoria das feiras que seguem ativas.
A portaria assegura que os feirantes que atuavam nas feiras extintas até a data da publicação podem solicitar, no prazo de até 60 dias, autorização para trabalhar em outra feira em funcionamento no mesmo bairro ou região administrativa.
A Semsur informou ainda que está proibida a instalação de qualquer tipo de mobiliário urbano nos locais onde as feiras foram encerradas.
A restrição inclui bancas, lonas, toldos, tendas, mesas e a comercialização de produtos diretamente no chão, em caixotes, esteiras ou materiais semelhantes.
Tags
BAIRROS
