Você sabia? Dia de Reis não é o fim do Natal; entenda quando desmontar a árvore e o presépio



Muita gente acredita que o Dia de Reis, celebrado em 6 de janeiro, marca o fim das celebrações natalinas e, por isso, é a data escolhida para desmontar a árvore de Natal e o presépio. Mas, segundo a tradição da Igreja Católica, essa ideia está incorreta.

O Natal não dura apenas um dia. Ele faz parte do chamado Tempo do Natal, um período litúrgico que se estende por várias semanas e cuja data de encerramento muda a cada ano, de acordo com o calendário religioso.

Em 2026, por exemplo, a Epifania do Senhor, celebração que recorda a visita dos Reis Magos ao menino Jesus, ocorreu no dia 4 de janeiro e ainda integra o Tempo do Natal. Já o Batismo do Senhor, celebrado em 11 de janeiro, também faz parte desse período.

Somente no dia 12 de janeiro, com o início da Primeira Semana do Tempo Comum, o Tempo do Natal chega oficialmente ao fim. É a partir dessa data que, segundo a tradição, os fiéis podem desmontar o presépio e a decoração natalina.

A confusão acontece porque, culturalmente, o Dia de Reis ficou associado ao encerramento do Natal. No entanto, para a Igreja, o período natalino vai além da data e convida os fiéis a viverem esse tempo com significado até o seu encerramento oficial.

Importante:
a) Comentários ofensivos, preconceituosos ou que incitem violência não serão aceitos;
b) Comentários que não digam respeito ao tema da postagem poderão ser excluídos;
c) O comentário não representa a opinião do blog.

A responsabilidade é do autor da mensagem.

É necessário colocar seu NOME e E-MAIL ao fazer um comentário.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال