Um ataque a tiros em Tumbler Ridge, na província da Colúmbia Britânica, no oeste do Canadá, deixou pelo menos 10 pessoas mortas e cerca de 25 a 27 feridas nesta terça‑feira (10), segundo a Polícia Montada Real do Canadá (RCMP). O tiroteio ocorreu na Tumbler Ridge Secondary School e em uma residência nas proximidades.
De acordo com as autoridades, o incidente começou por volta das 13h20 (horário local), quando um alerta de “atirador ativo” foi emitido para a pequena comunidade de cerca de 2,400 habitantes. Os policiais chegaram ao local em aproximadamente dois minutos após o primeiro chamado.
Seis vítimas foram encontradas mortas dentro da escola, duas em uma casa que pode estar ligada ao ataque e uma sétima morreu a caminho do hospital, de acordo com a RCMP. A suspeita de ter cometido o ataque também foi encontrada morta no local, aparentemente por ferimento autoinfligido, e a polícia afirma que não há indícios de outros autores ou ameaças adicionais à população.
Além dos mortos, pelo menos duas pessoas estão em estado grave e várias outras receberam atendimento por ferimentos que não oferecem risco de vida. Autoridades ainda não divulgaram as identidades do suspeito ou das vítimas.
O primeiro‑ministro do Canadá, Mark Carney, e o premier da Colúmbia Britânica, David Eby, divulgaram mensagens de solidariedade às famílias e ressaltaram a gravidade da tragédia. O ataque está entre os mais letais da história recente do país, um evento raro em território canadense.
As investigações continuam para esclarecer as motivações do ataque e os possíveis vínculos entre a suspeita e as vítimas.
Tags
MUNDO